Total de visualizações de página

sábado, 13 de março de 2010

Primeira etapa da vacinação contra gripe H1N1 começa segunda-feira

Primeira etapa da vacinação contra gripe H1N1 começa segunda-feira
Nesta primeira, que segue até o dia 19 de março, serão vacinados os profissionais de saúde e a população indígena

Assim como os demais estados brasileiros, Sergipe iniciará nesta segunda-feira, 8, a campanha de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), responsável pela gripe pandêmica registrada no primeiro semestre do ano passado. A imunização ocorrerá em cinco etapas. Nesta primeira, que segue até o dia 19 de março, serão vacinados os profissionais de saúde e a população indígena.

De acordo com Sândala Oliveira, gerente de Imunizações da Vigilância Epidemiológica Estadual, somente para estes dois públicos o Ministério da Saúde enviou cerca de 32 mil doses. Com relação aos trabalhadores da saúde, serão imunizados aqueles que, caso sejam infectados pelo vírus, podem comprometer o atendimento à população. “Encaixam-se nesse perfil os profissionais da atenção básica e da rede de urgência e emergência, incluindo os hospitais”, informou.

A aplicação da vacina está sendo descentralizada para cada município, ou seja, serão as Secretarias Municipais de Saúde as responsáveis pela execução da campanha. “Mas esse trabalho ocorrerá sob a supervisão da Secretaria de Estado da Saúde [SES], que desde o último dia 1º vem reunindo os representantes dos 75 municípios sergipanos para definir as estratégias”, explicou Sândala Oliveira.

Demais etapas

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1) começará no dia 22 deste mês e seguirá até 2 de abril, tendo como público alvo as gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos. Conforme orientação do Ministério da Saúde, as mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha.

A terceira, voltada para a população de 20 a 29 anos, ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril. Na quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio, serão vacinadas as pessoas com idade acima dos 60 anos. A ação acontecerá no mesmo período da campanha nacional de vacinação do idoso contra a gripe comum. Por fim, a quinta fase buscará atingir a população de 30 a 39 anos entre os dias 10 e 21 de maio.

Um comentário:

  1. Parabéns amiga muito sucesso, tudo de bom e qdo precisar de fisio ou tirar dúvidas já sei em quem lembrar..bjussss e parabéns.....
    Bjuss
    Caci..(tbm tenho um blog)

    ResponderExcluir